Jornal Correio Popular




PREVENÇÃO
Semusa ressalta cuidados contra o sarampo e importância da vacinação

Data da notícia: 2022-06-17 19:01:25
Foto: Assessoria/Divulgação
Rondônia não registra casos positivos desde 2018

A notificação de casos de sarampo no Brasil acendeu o alerta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Em Ji-Paraná, seis casos suspeitos foram descartados, após investigação da Divisão de Vigilância Epidemiológica e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Mesmo com o aumento de casos no país, Rondônia continua sem registros de sarampo, desde 2018. Até o momento, todas as suspeitas foram descartadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO).

O sarampo é uma doença infectocontagiosa aguda, considerada grave e muito comum na infância, especialmente em crianças até cinco anos de idade. A enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa, Marcia Gisele Peixoto, ressalta que adultos também podem contrair o sarampo e que a doença é particularmente grave em gestantes e em pessoas imunossuprimidas.

“O sarampo é mais comum em crianças, porém adolescentes, adultos e idosos também estão suscetíveis à doença. É importante ficar atento aos sinais e procurar atendimento médico nos primeiros sintomas”, destacou a enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Os primeiros sinais da doença costumam aparecer entre o terceiro e o quinto dia e manchas vermelhas na pele, dores pelo corpo, conjuntivite com sensibilidade à luz, tosse seca e irritativa, coriza e febre acima dos 38,5 graus estão entre os principais sintomas do sarampo.


Fonte: CCS


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.