Jornal Correio Popular




ENERGISA
Com o fim dos “motorzinhos”, energia em comunidades ribeirinhas agora é 24h

Data da notícia: 2022-05-23 11:56:12
Foto: Assessoria/Divulgação

A universalização do acesso à energia elétrica está chegando para 900 famílias ribeirinhas e quilombolas de Rondônia por meio do Mais Luz Para Amazônia, programa do governo federal e do Ministério de Minas e Energia.

Em cada uma das casas está sendo instalado sistema de geração solar e armazenamento em bateria para que as famílias tenham energia limpa e 24 horas por dia. A tecnologia foi a escolhida devido a inviabilidade técnica para construção de rede convencional. Com isso, o famoso “motorzinho” pode ser desligado.

Segundo Theobald, a iniciativa tem grande valor social, pois promove a inclusão de cidadãos que residem em localidades remotas, onde muitas vezes só é possível chegar de barco. “Tendo energia em casa, eles vão poder usufruir de itens básicos na sociedade contemporânea como a conservação de alimentos, acesso à informação, educação através da internet e a geração de renda”, destacou.

O casal Miguel e Maria Assunção Santiago, moradores da comunidade Demarcação trocou o “motorzinho” do gerador por placas fotovoltaicas que garantem energia 24 horas por dia. “Agora posso dormir a noite toda com o ventilador ligado. Meu freezer ligado a noite toda, congelando minhas polpas e meus peixes”, comemora do Maria. Acesse www.energisajuntos.com.br/ro e confira outros depoimentos de moradores.

Por meio do Mais Luz Para Amazônia, serão investidos R$ 34 milhões em 68 comunidades localizadas em Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Jaci-Paraná, Machadinho D’Oeste, Porto Velho, Rio Crespo, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Vale do Anari.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.