] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 27/09/2021 - 13:12
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


ALÍVIO
Agosto foi o mês menos letal da Covid no ano

Data da notícia: 2021-08-31 18:58:59
Foto: Assessoria/Divulgação
Segundo a Semusa, queda no número de casos e mortes está intimamente ligada ao avanço da vacinação em Ji-Paraná

O mês de agosto foi, até o momento, o mês menos letal da Covid-19 em Ji-Paraná. Ao todo, o município registrou sete óbitos por complicações causadas pela doença. No último mês foram 847 novos casos da doença, contra 972 em junho. Os números foram retirados do Boletim Informativo Diário, divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Desde o início da pandemia, Ji-Paraná registrou 592 mortes causadas pela doença. Em março, o mês mais letal da doença, 125 pessoas perderam a vida para a Covid, cinco óbitos a mais do que todo o ano de 2020.

Se comparado ao mês de março, agosto a queda de óbitos foi de aproximadamente 95%. Em relação aos novos casos, este mês teve a diminuição de mais de 78%, se comparado a março, quando 3.969 casos foram registrados no municípío.

Os números de internações no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz também caíram. Em 10 abril, o HM recebeu 86 pacientes internados em tratamento contra a Covid, sendo que dez pessoas estavam em leitos de Semi-UTI, 29 na ala de isolamento, 17 na enfermaria e 30 no ambulatório de Enfrentamento. Nesta terça-feira (31), o número de pacientes era de apenas oito, sendo cinco deles no Enfrentamento e outros três na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).


Vacinação

A titular da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, destacou que a queda no número de casos está intimamente ligado ao avanço da vacinação no município.

Neste momento, Ji-Paraná tem mais de 80 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 61,77% da população do município, de acordo com a estimativa populacional realizada pelo Instituto de Geografia e Estátistica (IBGE).

Mais de 30 mil com a segunda dose, ou com a vacina de dose única, ou cerca de 24% da população.

“Estamos em um ritmo acelerado de vacinação, quebrando recordes a cada drive-thru que realizamos. Em um único dia, chegamos a vacinar mais de oito mil pessoas. Essa foi uma determinação direta do prefeito Isaú Fonseca [MDB], que Ji-Paraná acelerrace a vacinação, para que mais pessoas fossem vacinada, no menor espaço de tempo possível”, afirmou Wanessa.

Na última semana, a Divisão de Imunização da Semusa inicioua vacinação de adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos. Nesta semana, o município irá promover três drives-thrus de vacinação.

Hoje, quarta-feira, 1º de setembro, acontece um drive-thru de segunda dose, no pátio do Posto Vitória 1, no bairro 2 de Abril, das 16h às 20h, com a aplicação das vacinas Pfizer, Astrazeneca e Coronavac para as pessoas com data prevista para 01/09 ou atrasados.

Adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, além das pessoas dos grupos anteriores do Plano Nacional de Imunização (PNI), poderão receber a primeira dose nesta quinta (2), no drive-thru do Posto Vitória 1, das 18h às 22h.

Na sexta-feira (3), será realizado um novo drive-thru de segunda dose, também no Posto Vitória 1, das 16h às 20h, com as vacinas Coronavac e Astrazeneca para as pessoas com data de retorno para 3 de setembro ou atrasados.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.