] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 27/09/2021 - 12:09
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


INCLUSÃO
Semed promove curso de Libras com transmissão online

Data da notícia: 2021-08-04 18:46:32
Foto: Assessoria/Divulgação
Capacitação teve início no fim de julho, para servidores da rede municipal de ensino

Que as necessidades criadas pela pandemia da Covid-19 têm feito com que profissionais de todas as áreas se superem e busquem novos caminhos é fato, mas quem poderia imaginar que pudéssemos aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma não presencial? Pois é, mas não só a equipe de instrutores surdos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná tem encarado esse verdadeiro desafio, como os resultados têm sido excepcionais.

De acordo com Maria Cecília Correa de Souza, da Gerência de Educação Especial da Superintendência de Ensino da Semed, não só está sendo possível a realização do Curso Básico de Libras por meio da Internet, como os resultados estão sendo considerado mais que satisfatório.

O Curso Básico de Libras Online teve início em 29 de junho, porém, apenas para professores e profissionais de apoio da Rede Municipal de Ensino, pais de alunos surdos e profissionais do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Com um total de 30 inscritos, o Curso de Libras tem uma carga horária de 40 horas, sendo 20 horas síncronas e 20 horas assíncronas, com um encontro virtual semanal de duas horas, com a utilização das plataformas Google Meet para as aulas em tempo real e a Google Classroom para as atividades semanais.

Segundo a mediadora de Libras da Semed, Jaqueline Custódio Chagas Soares, o Curso de Libras Online surgiu da necessidade de se estabelecer comunicação entre os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e os novos profissionais que estão atuando na educação de Ji-Paraná, tanto na Rede Municipal quanto na Instituição Federal.

“Alguns profissionais do Ifro estão conosco porque chegaram alunos surdos na instituição este ano e eles estavam com dificuldades para atendê-los, assim como na Rede Municipal com a contratação de novos profissionais”, explicou Jaqueline.

O Curso de Libras Online está sendo coordenado por Jaqueline e Cecília, com a atuação dos instrutores surdos Zélia Augusta Nicodemos, Ronaldo Oliveira Veloso e Viviany Amorim Silva Oliveira.

“Nós estávamos preocupados se haveria adesão e participação, mas diferentemente do que pensávamos, dos 30 inscritos no Curso, na última aula online que tivemos, essa semana, 28 deles estavam acompanhando. Ou seja, eles estão muito envolvidos e participando ativamente, mesmo com algumas dificuldades de ordem técnica, que estamos superando aos poucos”, concluiu Cecília.


Fonte: Ascom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.