Acadêmicos registram o cotidiano do bairro Novo Ji-Paraná
(Ronivaldo Moreira) Acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra) realizaram atividades na comunidade do bairro Novo Ji-Paraná. No local funciona o Projeto de Extensão Ulbra Cidadã que tem uma casa de apoio para atender os moradores do bairro.
No último sábado de manhã (1) os acadêmicos do Curso de Comunicação Social com habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, saíram pelas ruas do bairro para registrar o cotidiano dos moradores. A atividade foi desenvolvida pelos alunos da disciplina de Fundamentos da Fotografia para Jornalismo, sob a orientação do professor Fábio de Souza: ?Este é um projeto que estamos desenvolvendo em parceria com o Curso de Serviço Social. O objetivo é fazer uma exposição fotográfica sobre o dia-a-dia dos moradores do bairro?, explicou Fábio.
As fotografias foram tiradas em máquinas analógicas com fotos em preto e branco. Os temas foram os mais variados: ?O meu grupo escolheu como tema a forma como as crianças do bairro se divertem. Em um mundo de videogames e computadores, ficamos surpreendidos na criatividade das crianças em transformar as coisas mais simples em boa diversão?, disse o acadêmico Efraim Caetano.
ORIENTAÇÃO - Já no período da tarde, as acadêmicas do curso de Serviço Social usaram a casa de apoio do Projeto de Extensão Ulbra Cidadã, para dar palestras com orientações aos moradores. Entre os temas podem ser destacados: economia do lar, respeito aos idosos, os direitos e deveres da criança e do adolescente, e como evitar as drogas. A atividade foi desenvolvida pelas alunas da disciplina de Processo de Trabalho II, sob a orientação da professora Ivania Prosenewicz. O grupo da acadêmica Aline Carolina abordou o tema economia do lar: ?Durante a palestra os moradores participaram bastante. Achei interessante que tanto homens quanto mulheres se interessaram pelo assunto. Nosso grupo procurou dar dicas de como administrar bem o dinheiro satisfazendo as necessidades do lar?, relatou.
...