Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Alero aprova recursos para proteção ambiental

Data da notícia: 2025-12-19 18:33:57
Foto: Thyago Lorentz/Secom/Divulgação
Com mais verba, o estado amplia a presença em áreas mais distantes e de difícil acesso

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a abertura de crédito adicional no valor de R$ 2 milhões. O objetivo é fortalecer ações integradas de segurança pública e proteção ambiental no estado. A votação ocorreu durante a sessão extraordinária desta semana e autoriza ajustes no orçamento de 2025.

O Projeto de Lei 1189/2025 permite a desvinculação de recursos do Fundo Especial de Proteção Ambiental (Fepram). Os valores são provenientes da arrecadação de multas por danos ambientais. O montante será destinado à Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e está amparada na Emenda Constitucional 132/2023 e na legislação federal sobre créditos adicionais.

Segundo o governo, a proposta ajusta a programação orçamentária. Com isso, os recursos poderão ser aplicados de forma mais eficiente em ações conjuntas da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e da Sesdec.

A iniciativa amplia a presença do estado em áreas ambientalmente sensíveis. Também fortalece a gestão das unidades de conservação estaduais e o combate a crimes ambientais.

Os recursos garantem apoio logístico, técnico e operacional às ações de segurança e defesa ambiental. A medida reforça a atuação integrada das forças vinculadas à Sesdec, como o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec).

A cooperação entre os órgãos consta em termo de cooperação firmado em setembro de 2025. O documento define regras de controle e transparência. Também determina que valores não utilizados sejam restituídos ou reinvestidos nas ações previstas, conforme atualização do plano de trabalho.

A aprovação assegura condições para a execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à segurança cidadã. A medida também amplia a capacidade operacional do estado, especialmente em regiões remotas e de difícil acesso.

Com a decisão, os deputados reafirmam o compromisso da Assembleia Legislativa com a proteção dos recursos naturais, o uso responsável do orçamento público e o fortalecimento da segurança ambiental em Rondônia.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.