Jornal Correio Popular Notícia

ESPORTE
Congresso de Educação Física reúne 300 participantes

Data da notícia: 2025-12-12 10:21:17
Foto: Júlio André/Divulgação
O encontro contou com a presença de professores das redes estadual e municipal e acadêmicos de cursos de licenciatura

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizou de 9 a 11 de dezembro, em Porto Velho, o 11º Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar, que teve como foco a Educação Paralímpica. O encontro foi presencial e reuniu cerca de 300 participantes, entre professores das redes estadual e municipal, acadêmicos de cursos de licenciatura, com o objetivo de qualificar as equipes escolares e ampliar a oferta de esporte inclusivo no estado.

Com carga horária de 15 horas, o congresso exigiu como pré-requisito a conclusão do curso “Movimento Paralímpico”, em ambiente virtual. A programação iniciou com credenciamento, na quarta-feira ( 9), palestras e mesa-redonda sobre Educação Física Inclusiva e Esporte Paralímpico, e também aulas teóricas e práticas sobre atletismo e bocha, conteúdos voltados ao atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e módulo de Classificação Funcional. A iniciativa é da Seduc, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de instituições de ensino superior e de entidades parceiras.

Segundo a secretária da Seduc, Albaniza Oliveira, a formação permite que as equipes escolares aprimorem o planejamento das aulas, ampliem as estratégias de inclusão nas práticas esportivas e tenham mais segurança na condução de atividades adaptadas, para garantir melhores condições de aprendizagem aos estudantes com deficiência.


Diretrizes

De acordo com o gerente de Educação Física da Seduc, Antônio Júnior, o congresso é um avanço para o estado, por proporcionar aos professores ferramentas atualizadas, baseadas nas diretrizes do esporte paralímpico, fortalecer o trabalho pedagógico e ampliar o impacto das políticas públicas de inclusão no ambiente escolar.


Inclusão

O 11º Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar integra a política de fortalecimento do esporte educacional e da Educação Especial na perspectiva da inclusão, aproximando a rede pública de ensino dos referenciais do movimento paralímpico e expandindo a qualificação dos profissionais que atuam diretamente com estudantes com deficiência.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.