Jornal Correio Popular Notícia

REDE ESTADUAL
Entenda a Chamada Escolar e as etapas para matrículas

Data da notícia: 2025-12-09 09:22:28
Foto: Vilson Klein/Secom/Arquivo/Divulgação
Em janeiro, começa o período de matrícula online, etapa em que as vagas são reservadas pela internet

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou a pais e estudantes que perderam o prazo da “Chamada Escolar Pública Online” que a rematrícula de quem já faz parte da rede estadual será presencial. O procedimento será direto na escola em que o aluno estuda, no período de 16 de dezembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026.

Em janeiro, começa o período de matrícula online, etapa em que as vagas são reservadas pela internet. O processo acontece de 12 a 16 de janeiro, com atendimento prioritário aos estudantes da Educação Especial e segue de 19 a 23 de janeiro para os demais estudantes da rede estadual, incluindo quem perdeu a Chamada Escolar.

As famílias que participaram do processo serão contatadas pela Seduc para reforçar a matrícula. A pessoa que não participou, poderá acessar, diretamente, o sistema de matrícula, pelo link que será divulgado no início de janeiro e realizar a reserva conforme as vagas disponíveis nas unidades de ensino.

Após concluir a reserva, será obrigatório apresentar os documentos na escola escolhida, no prazo de um dia útil, para que a reserva seja efetivada. Encerrado o período de matrícula online, as transferências passam a ser feitas, presencialmente, nas escolas.

A medida atenderá aos estudantes que vêm da rede municipal, rede particular e, aqueles que estavam fora da escola ou que chegam de outros estados, de acordo com a disponibilidade de vagas em cada escola estadual.

“A Chamada mostra onde estão os alunos que desejam estudar, mas a matrícula só se confirma quando é feita a reserva no sistema, em janeiro, e os documentos são entregues na escola dentro do prazo. Quem perdeu deve ficar atento ao calendário, acessar o site no período da matrícula online, fazer a reserva e procurar a unidade escolar indicada”, orientou a titular da Seduc, Albaniza Oliveira.

“Se não houver vaga na escola desejada, a orientação é buscar outras opções na rede estadual ou solicitar, diretamente, a transferência na escola, após o término da matrícula online”, acrescentou a secretária.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.