Jornal Correio Popular Notícia

AUDIÊNCIA
Alero discute implantação de balsa em Costa Marques

Data da notícia: 2025-10-27 17:49:29
Foto: Assessoria/Divulgação
Audiência pública, envolvendo lideranças rondonienses e bolivianas, para discutir a viabilidade da implantação do porto sazonal

Uma audiência pública, foi realizada na comunidade do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, na quinta-feira (23), envolvendo lideranças rondonienses e bolivianas, para discutir a viabilidade da implantação de um porto sazonal em ambos os lados do rio Guaporé, para promover a integração de Rondônia ao Distrito do Beni, ligando os municípios de Costa Marques ao município de Conceição, no lado boliviano.

A audiência foi presidida pela deputada Gislaine Lebrinha (União Brasil) e contou com a presença do deputado estadual Ismael Crispin (PSB), que assim como a deputada Lebrinha, também possui base eleitoral na região da BR-429. Também esteve presente o governador do Estado do Beni, Alejandro Unzueta, parlamentares bolivianos, prefeitos da região, além dos secretários estaduais de Saúde, Coronel Jefferson e do Meio Ambiente, Marco Antônio, o secretário Chefe da Casa Civil, Elias Rezende, o defensor público Fábio Roberto e o prefeito Doutor Fabiomar Agostini Bento (União Brasil).

De acordo com a deputada, já está na hora desta ligação acontecer, pois ajudará na promoção do desenvolvimento local e regional, seja por meio do turismo nos dois lados do rio Guaporé, mas especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da economia local. Inicialmente, todo o desembaraço aduaneiro de cargas, seria realizado em Ji-Paraná, até que seja possível a implantação de uma aduana local.


Objetivo da Audiência

O objetivo da audiência é discutir as condições para fortalecer o comércio regional, impulsionar o turismo e beneficiar as comunidades de fronteira, incluindo os estudantes brasileiros que vivem na Bolívia e seus familiares.

Ainda conforme a deputada, a ideia é iniciar com uma travessia por balsa com a fiscalização aduaneira semanal ou quinzenal e conforme o aumento da demanda, buscar uma fiscalização fixa, com a possibilidade de uma ponte para a ligação completa e alfandegada. Utilizando um slide bastante técnico, com dados sobre o encurtamento de distância a redução de custos de frete, Lebrinha falou da viabilidade da construção da travessia alfandegada, abrindo, inclusive, um novo caminho para os demais países da américa do Sul, bem como com os países asiáticos, que também possuem interesse na nova rota de integração. “Essa audiência é de extrema importância para discutirmos com as autoridades locais e regionais essa alternativa viável, bem como para ouvir a população sobre o melhor lugar para implantar esse porto sazonal, pois são eles que conhecem bem o rio e saberão indicar o melhor local da futura travessia”, disse a deputada.


Governo boliviano

Para o governador do Beni, Alejandro Unzueta, esta ligação Brasil Bolívia é de extrema importância para os dois países, pois encurta distâncias e promove o desenvolvimento socioeconômico das duas regiões, pois se tornará uma rota importante para o comércio internacional, além da melhoria do comércio entre o Brasil e Bolívia. Ainda de acordo com o governador, a parte que compete ao estado boliviano para esta integração já está bastante adiantada, pois acreditam muito na viabilidade da construção desta travessia.


Equilíbrio

O Deputado Ismael Crispin fez uso da palavra e destacou a relevância da audiência pública envolvendo órgãos de todas as esferas, especialmente a comunidade local e sobre a importância dos quilombolas é necessário discutir equilíbrio, pois não há como se falar em melhoria de vida de uma determinada comunidade sem falar em desenvolvimento. E para discutir desenvolvimento, precisamos discutir enfrentamentos, discutir resistências que precisam ser vencidas para entregar para a comunidade melhoria na qualidade de vida, melhoria na saúde, na educação.


Desenvolvimento para o município

O prefeito de Costa Marques, Doutor Fabriomar disse que o desafio é grande, que a ligação Brasil Bolívia é essencial para o desenvolvimento do município, que todos os setores serão ouvidos e que a prefeitura está de portas abertas para que se possa superar todas as etapas. Agradeceu à Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em nome da deputada Lebrinha pela audiência pública que movimentou lideranças brasileiras e bolivianas e, principalmente, pela oportunidade de ouvir a comunidade. “Essa travessia é de extrema importância para o desenvolvimento de Costa Marques e para os municípios vizinhos. Estamos engajados nesta luta, junto com a comunidade quilombola do Distrito do Forte Príncipe da Beira, que será impactada com esse projeto de integração, pois sabemos dos reflexos positivos e também dos impactos negativos que o desenvolvimento trás. Mas estaremos unidos, enfrentando desafio por desafio, devolvendo à população a confiança e a tradição da comunidade quilombola que nos ajuda a preservar esse nosso patrimônio, que é a nossa cultura e a nossa tradição”, finalizou.

Agradecendo a presença de todos, a deputada Lebrinha falou do sucesso da audiência pública, dos desafios e das conquistas. “Agradecer a todos os que se fizeram presentes, à comunidade quilombola que atendeu ao nosso chamado, aos representantes do governo estadual, da prefeitura de Costa Marques, os prefeitos e vereadores de toda a região e, especialmente, o governador do Beni e os assembleistas (deputados estaduais) que atenderam ao nosso chamado. Essa travessia é um sonho antigo e um grande desafio que juntos iremos vencer. Vamos começar com a travessia de balsa, com o alfandegamento sazonal e num futuro breve, quem sabe, teremos a nossa tão sonhada ponte da integração, que unirá os povos brasileiros e bolivianos, promovendo desenvolvimento social, econômico e ampliando as oportunidades do turismo local. Muito obrigado a todos pelo carinho e pela confiança. Juntos conseguiremos superar os desafios e comemorar as conquistas”, finalizou.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.