Jornal Correio Popular Notícia

ORIENTAÇÃO
Detran reforça importância de respeitar faixas de pedestres

Data da notícia: 2025-10-15 09:39:09
Foto: Renan Cividati/Divulgação
Pedestres devem aguardar o sinal fechar para os veículos antes de iniciar a travessia

Com base no tema da campanha promovida nacionalmente neste ano “Desacelere, seu bem maior é a vida”, que busca a conscientização da sociedade para reduzir sinistros e lesões no trânsito. O governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) reforça à população o ato de respeitar a legislação em casos de travessia em faixas de pedestres localizadas em vias semaforizadas. A norma estabelece que a pessoa deve aguardar o sinal fechar para os veículos, de verde para vermelho, antes de iniciar a travessia, garantindo maior segurança para todos.

De acordo com o artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabe ao pedestre observar a sinalização semafórica, atravessando somente quando o sinal estiver vermelho para os veículos. Já os motoristas, além de respeitar o semáforo, devem dar prioridade ao pedestre que já iniciou a travessia, mesmo que o sinal esteja verde para o tráfego de automóveis.

Na prática, isso significa que, se o semáforo estiver verde para o condutor e um pedestre já estiver na faixa, o motorista deve esperar a travessia ser concluída. Quando o sinal estiver vermelho para os veículos, a prioridade é do pedestre que pode realizar a passagem de maneira segura. Inclusive, há semáforos que também possuem os sinais para os pedestres, representados por bonecos que ficam verdes e vermelhos.


Trabalho nas ruas

Segundo o diretor-geral do Detran, Sandro Rocha, o Detran está todos os dias nas ruas, promovendo campanhas educativas e orientando motoristas e pedestres. “O objetivo é levar conscientização e reforçar a importância da responsabilidade de cada um no trânsito,” disse.

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Welton Roney destaca que “com essas medidas e orientações, o Detran reforça o papel da população no cumprimento das regras e no cuidado coletivo, em busca de um trânsito mais seguro”.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.