Jornal Correio Popular Notícia

HOSPITAL DE BASE
Terapia ocupacional contribui para saúde mental de pacientes

Data da notícia: 2025-10-14 09:26:10
Foto: Arthur Amaral/Divulgação
As terapeutas ocupacionais e auxiliares garantem um atendimento humanizado e digno aos pacientes na clínica

A clínica psiquiátrica do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, em Porto Velho, é palco de um trabalho inspirador, em que a “Terapia Ocupacional” se torna um pilar essencial na recuperação e recomeço dos pacientes. Neste lugar, o cuidado humanizado de profissionais, como Solimar Neves, a Sol, e Joelma Canete Cataca, que representam diversos profissionais que, no dia 13 de outubro, Dia do Terapeuta Ocupacional, são lembrados pela dedicação à saúde pública de Rondônia.

Solimar se formou como terapeuta ocupacional em 1984 e o amor por ajudar a recuperar a saúde mental das pessoas que passam pela clínica psiquiátrica a faz continuar na atividade. Desde 2017, a colega de profissão Joelma Canete se uniu à missão de combate ao sofrimento emocional e ajuda ao retorno de uma vida digna. No local, existem duas alas de internação, a masculina e a feminina, uma quadra para esportes e as salas de convivência de terapia ocupacional.


Cuidado humanizado

Em nota, o governo de Rondônia, informou que o trabalho desenvolvido representa, o compromisso do governo do estado com a dignidade e oportunidades de uma nova história para os pacientes, com uma equipe multidisciplinar eficiente. São profissionais que demonstram diariamente o poder do cuidado humanizado e da reabilitação na jornada de volta à saúde mental. O trabalho dos terapeutas ocupacionais é admirável e promove o bem-estar social.

O titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha destaca que o serviço de saúde mental humanizado é completo e essencial para garantir que cada cidadão tenha a oportunidade de se recuperar e recomeçar. “Nossos terapeutas ocupacionais são heróis que resgatam a esperança e ajudam a transformar vidas, um pilar fundamental do nosso compromisso com a saúde da população de Rondônia”.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.