Jornal Correio Popular Notícia

EDUCAÇÃO
Rondônia chega a 63,7% de escolas conectadas à internet

Data da notícia: 2025-08-29 18:22:30
Foto: Foto: Assessoria/Divulgação
Escolas Conectadas é uma estratégia para garantir internet de qualidade para o uso pedagógico

Rondônia é um dos estados da região Norte com mais escolas do ensino básico conectadas. Das 1.055 instituições estatuais de ensino, 672 estão ligadas à internet, o que representa 63,7% do total. A média supera os 59,65% registrados no Brasil como um todo. Os dados constam em um relatório referente ao programa Escolas Conectadas do governo federal divulgado nesta semana. Segundo o documento, 82,2 mil escolas públicas de ensino básico, em todo o país, estão conectadas nas cinco regiões do país.

O programa prevê atender todas as 137,8 mil instituições de ensino básico do país com internet de banda larga e “wifi” aberto na estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso de qualidade ao mundo digital a alunos e professores da rede pública. O relatório indica que o Brasil avançou em relação ao observado no fim de 2024, quando tinha 73,1 mil escolas conectadas, ou 53% do total. Em Rondônia, eram 616 escolas conectadas no fim do ano passado (58,3%).
“Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não estava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho (Comunicações).

A previsão de investimentos do Escolas Conectadas é de R$ 6,5 bilhões do eixo “Inclusão Digital e Conectividade” do Novo PAC. Os recursos são de quatros fontes: Leilão do 5G, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e Lei 14.172 de 2021.

O Escolas Conectadas é uma estratégia do governo federal, em parceria com estados, municípios e Distrito Federal. Além de garantir internet de qualidade para uso pedagógico das tecnologias, pretende garantir educação digital e midiática em todas as escolas públicas de educação básica do país.

Fonte: Assessoria/ Presidência da República




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.