Jornal Correio Popular Notícia

BELO HORIZONTE
Railander Brito representará RO em festival de capoeira

Data da notícia: 2025-08-19 10:07:28
Foto: Assessoria/Divulgação
Evento em BH vai completar 30 anos e reunirá mais de 300 capoeiristas

O Festival Internacional de Capoeira (FIC), aconteceu em Belo Horizonte (MG), na quinta-feira (14).

A capital mineira se transformou em um ponto de encontro de mestres e capoeiristas de várias partes do Brasil e do mundo. O evento está no calendário cultural de BH e chega perto de completar 30 anos de história.

Reconhecido por reunir rodas abertas, oficinas, apresentações e debates, o festival mobiliza mais de 300 participantes a cada edição, ocupando espaços históricos como o Teatro Francisco Nunes e o Palácio da Liberdade, além de integrar a capoeira à programação cultural da cidade.

Nesta edição, Rondônia será representada por apenas um participante: Railander Brito, conhecido na roda como Mestrando Pesado. Natural de Porto Velho, ele começou na capoeira ainda criança e, hoje, com 40 anos, carrega 31 anos de dedicação à arte que é patrimônio cultural do Brasil.

“Dentro da capoeira, eu descobri outras culturas. No início, a gente acha que é só levantar a perna, fazer os golpes e saltos mortais. Mas com o tempo você vai conhecendo o samba de roda, o maculelê, a puxada de rede… culturas populares que, hoje, são reconhecidas como patrimônio imaterial da humanidade”, conta.

Essa será a primeira vez que Railander participa do FIC desde 2014. Para ele, o reencontro com amigos e mestres é tão importante quanto a própria participação nas rodas de jogo.

“Estou ansioso para tocar o berimbau do meu mestre, ouvir seus ensinamentos e me sentir aluno novamente. É também uma chance de renovar nossa ancestralidade e fortalecer o que aprendemos lá no começo”, disse.

Para Railander, representar Rondônia é mostrar que a capoeira praticada no estado está no mesmo nível das grandes rodas nacionais e internacionais.

“Quando a gente sai daqui para representar qualquer esporte, muitos acham que não temos técnica ou conhecimento. Mas quando chegamos preparados e fazemos uma boa apresentação, é uma surpresa positiva. A gente sai com o pé na frente para mostrar quem somos destemidos pioneiros”, afirma.

Fonte: Portal GE




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.