Jornal Correio Popular Notícia

ESPORTE
Rondônia terá plano para turismo de pesca esportiva

Data da notícia: 2025-06-27 18:52:22
Foto: Assessoria/Divulgação
O turismo de pesca esportiva impactará diversas atividades econômicas, desde guias a condutores

O Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva em Rondônia foi lançado, na quinta-feira (26). A cerimônia, realizada na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, principal atrativo histórico e turístico de Porto Velho, marca o início da agenda que percorrerá todos os municípios do roteiro de pesca esportiva rondoniense.

O evento contou com a presença de representantes da cadeia produtiva da pesca esportiva e de instituições do setor turístico e de fomento ao desenvolvimento.

A iniciativa é uma combinação de turismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, que valoriza a comunidade ribeirinha e a biodiversidade. Ela reforça as conquistas do estado, que já possui a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, o que demonstra o sucesso das políticas públicas e o fortalecimento do mercado de trabalho. Projeções apontam para o segundo maior crescimento do PIB, a sexta melhor educação do país, robusto pacote de programas sociais, feitos inéditos na saúde, como a ampliação das cirurgias eletivas e a construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim.


Impacto Econômico

O Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva era um sonho da população de Rondônia e prevê ações nos municípios mais vocacionados à atividade como Porto Velho, Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Costa Marques e São Francisco do Guaporé, que oferecem rios e peixes em abundância. Durante a cerimônia, o governo estadual determinou a inclusão de Guajará-Mirim e Pimenta Bueno, por reconhecer o potencial dos municípios como polos pesqueiros, deixando o plano mais amplo.

O turismo de pesca esportiva impactará positivamente diversas atividades econômicas, desde guias e condutores de pesca, valorizando a comunidade ribeirinha, até agências de turismo, lojas, hospedagem e restaurantes, gerando empregos, fortalecendo rendas e contribuindo para o bem-estar social. O plano foi elogiado pelo assessor especial da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Joarez Moreira Filho. “Rondônia está dando exemplo para o Brasil e merece parabéns. O estado sempre nos apresenta projetos consistentes, visando beneficiar a comunidade local, e estamos juntos para apoiar”.

Com o plano, o estado investe no desenvolvimento de ações estratégicas para o setor turístico da pesca esportiva e pretende se tornar referência em destino de pesca esportiva para turistas de todo o mundo. Ele é coordenado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur).


Turismo sustentável

O titular da Sedec, Sérgio Gonçalves, afirmou que o turismo de pesca esportiva, além de sustentável, o que valoriza Rondônia como o futuro do turismo, com uma rica biodiversidade em meio ao bioma especial do planeta, a Amazônia, é também uma atividade econômica que gera valor e fortalece a economia. “O plano não é apenas teórico, mas executivo, com tarefas para o governo e o setor privado. Estamos prontos para vencer desafios e nos tornar referência em turismo de pesca esportiva”.


Programação

A programação da apresentação do plano nos municípios ficaram com as seguintes datas: Pimenteiras do Oeste (1º de julho, às 9 horas), Cabixi (1º de julho, às 15 horas), Alta Floresta D’Oeste (2 de julho, às 14 horas), Alto Alegre dos Parecis (3 de julho, às 9 horas), Costa Marques (4 de julho, às 9 horas) e São Francisco do Guaporé (4 de julho, às 15 horas).

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.