Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Semusa zera fila de exames e diagnóstico

Data da notícia: 2025-06-03 18:52:17
Foto: Assessoria/Divulgação
Os exames de ultrassonografia mamária, abdominal e pélvica tiveram uma redução de mais de 90% nas demandas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a equipe do Hospital Municipal Doutor Claudionor Couto Roriz (HM) têm promovido uma verdadeira reestruturação no acesso a exames e diagnósticos na rede pública de saúde. Nos primeiros cinco meses da nova gestão, a fila de espera, que ultrapassava 9 mil pessoas, foi completamente zerada.

O resultado é a iniciativa de ações planejadas e integradas, que envolvem desde o fortalecimento do setor de regulação a investimentos em equipamentos, estrutura e qualificação de equipes.

A fila de espera para exames essenciais, como ressonância magnética, tomografia e diversos tipos de ultrassonografia, foi totalmente eliminada. Os dados informam que mais de 960 exames de ressonância magnética, acumulados de janeiro a abril, foram finalizados.

No mesmo período, 310 exames de tomografia foram atendidos. A demanda de ultrassonografia mamária reduziu de 80 para 20 solicitações, uma redução de 75%. Além da ultrassonografia mamária, a abdominal caiu de 60 para 6. Uma redução de mais de 90%, assim como da pélvica de 106 para 8 e da mamografia de 52 para 5 exames mensais.

Esses dados refletem o impacto direto das decisões estratégicas adotadas pela atual gestão, com foco em ampliar o acesso e garantir agilidade nos diagnósticos.

No laboratório do HM, foram realizados mais de 46 mil exames laboratoriais entre março e abril. Uma nova máquina de exames bioquímicos foi instalada e acelerou os diagnósticos. reforçou e capacitou a equipe de coleta e análise, e ampliou o envio de amostras para o Laboratório Central (Lacen), especialmente para doenças respiratórias.

Após a suspensão de diversos procedimentos, em 2024, o Centro de Saúde da Mulher Deputada Doutora Ceci Cunha voltou a ofertar exames como colposcopia, preventivos, biópsias, mamografias e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

A Prefeitura de Ji-Paraná também firmou parceria com o Hospital do Amor para realizar cirurgias de catarata, para atender à demanda reprimida com qualidade e dignidade. A ação garantiu acesso de dezenas de pacientes que aguardavam há anos os procedimentos há anos.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.