Jornal Correio Popular Notícia

ATERRO SANITÁRIO
Rondônia ganha destaque na destinação do lixo doméstico

Data da notícia: 2025-05-07 18:43:53
Foto: Daiane Mendonça/Arquivo/Sedam/Divulgação
No estado, 96 dos municípios realizam a destinação dos resíduos sólidos em aterros sanitários

Com o 3° lugar no ranking nacional, Rondônia está em destaque, no Brasil, na destinação adequada do lixo doméstico, conforme levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), publicado na terça-feira (29). A posição resulta do esforço integrado entre o governo e prefeituras.

Enquanto no país, muitas cidades permanecem com lixões a céu aberto, em Rondônia, 96% dos municípios realizam destinação sustentável dos resíduos.

‘‘A gestão adequada dos resíduos sólidos é um compromisso firmado no planejamento estratégico do estado, e os resultados mostram que estamos seguindo no caminho certo. Rondônia está avançando com cidades mais desenvolvidas, atrativas e sustentáveis. Os lixões foram substituídos, na maioria dos municípios, por aterros sanitários adequados, e estamos trabalhando firmes, juntos aos municípios, para avançar mais’’, divulgou em nota a Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) sobre o tema.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) trabalha as políticas públicas que transformam a realidade da gestão dos resíduos sólidos. De acordo com o titular da Sedam, Marco Antônio Lagos, entre as medidas adotadas está a criação do Panorama de Resíduos Sólidos Rondônia. É a partir dele que ações estratégicas são realizadas voltadas para ampliação da coleta seletiva e o encerramento definitivo dos lixões nos municípios.

O diagnóstico revela que 49 dos 52 municípios rondonienses encaminham os resíduos para aterros sanitários, um avanço em relação à média brasileira. Nela, 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões. Em relação à região Norte, 73,8% dos municípios utilizam lixões, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rondônia avança com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010), vencendo um dos principais desafios ambientais do Brasil, o que reforça a posição do estado no levantamento do CLP.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.