Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Semasf realiza mutirão para diagnóstico de ribeirinhos

Data da notícia: 2024-09-17 19:35:55
Foto: Assessoria/Divulgação
As visitas dos técnicos foram realizadas nem residências dos bairros Urupá, Centro, Casa Preta e Bela Vista

Com objetivo de finalizar o mapeamento das famílias ribeirinhas em áreas alagáveis, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e da Defesa Civil, em parceria com acadêmicos e professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir), realizaram a segunda fase do mutirão para Diagnóstico da População Ribeirinha e Moradores de Zonas Alagáveis, na sexta-feira (13). Os técnicos entrevistaram moradores de áreas próximas aos rios Machado e Urupá.

Segundo a secretária da Semasf, Mirian Madalon, realizar o procedimento situacional das famílias ribeirinhas e moradores é fundamental para entender a realidade das comunidades e traçar políticas públicas efetivas. Ela informou que os moradores enfrentam desafios únicos, como a vulnerabilidade a desastres naturais, dificuldades de acesso a serviços básicos e insegurança habitacional.

“Com o diagnóstico em mãos, podemos identificar suas necessidades, potencialidades e propor soluções que realmente façam a diferença na qualidade de vida dessas pessoas. Nosso compromisso é garantir que ninguém fique para trás, especialmente àqueles que estão em áreas de maior risco e vulnerabilidade”, enfatizou Mirian Madalon.

O projeto desenvolvido pela gerente de Vigilância Socioassistencial, Débora Pellenz, tem o foco na assistência às famílias que residem nas áreas de risco e nas necessidades diárias delas, para diminuir os riscos de vulnerabilidade. Ela afirmou ainda que os moradores recebem os técnicos e respondem perguntas de um questionário.

Foram visitados moradores de 14 ruas dos bairros Urupá, Centro, Casa Preta e Bela Vista, todos no 1º distrito. Em 2023, a maioria dos moradores, residentes em áreas de risco, participou das entrevistas da 1ª fase do projeto. A estimativa é que todos os dados sejam compilados até o mês de dezembro deste ano.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.