Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Detran realiza ações educativas na Expojipa

Data da notícia: 2024-09-13 18:02:44
Foto: Gabriela Suematsu/Divulgação
As atividades e os simuladores têm chamado a atenção de crianças, jovens e adultos no estande

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promovendo ações educativas sobre a legislação de trânsito na 43ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa). As atividades oferecidas ao público têm simulador de capotamento e embriaguez, jogos e palestras educativas.

Para a assessora de Campanhas Educativas do Detran, em Ji-Paraná, Marta Santos Luna, as ações têm o objetivo de sensibilizar as pessoas para que elas possam refletir sobre o que podem fazer para contribuir para um trânsito mais seguro para todos. Ela destacou que o trabalho dos agentes incentiva a importância de usar o cinto de segurança e adotar medidas preventivas.

“O público infantil está amando o passeio na pista com os carrinhos. Lá, eles aprendem dicas sobre o semáforo e a faixa de pedestre. Já para os adultos, o simulador de capotamento e embriaguez demonstra o quão importante é seguir as normas e regras de trânsito para evitar acidentes e mortes”, avaliou a assessora.

De acordo com informações do órgão, o governo de Rondônia tem feito investimentos na educação de trânsito, com o objetivo de fortalecer a metodologia para a redução de acidentes. Com isso, o Detran estimula a sensibilização e conscientização de uma cultura de paz no trânsito, para que as pessoas possam trafegar com mais segurança e respeito.

O estande do Detran está localizado na entrada do primeiro pavilhão do Parque de Exposições Hermínio Victorelli, no 2º distrito. O órgão de transito oferece atividades lúdicas, como artes e pinturas na pele, simulador de embriaguez, quiz educativos, entre outras recreações educativas. Além disso, haverá distribuição de materiais informativos.

Em 2023, foram registrados 1696 sinistros (acidentes), sendo 1223 com índice de 63,3% com motocicletas. Das 28 vítimas fatais, 82% são motociclistas. Marta Luna afirmou ainda que a instituição está priorizando o trabalho educativo para que os motoristas, além de fazer parte dele, sejam agentes fiscalizadores de condutores que descumprem as regras e trazem riscos ao trânsito.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.