Jornal Correio Popular Notícia

EDUCAÇÃO
Professores indígenas de Médici iniciam formação continuada

Data da notícia: 2024-08-05 18:57:49
Foto: Assessoria/Divulgação
A Seduc atende cerca de 4.500 estudantes indígenas regularmente matriculados em escolas localizadas nas aldeias indígenas

Iniciou hoje (5) e vai até 10 de agosto uma formação continuada voltada aos professores indígenas, promovida pelo governo de Rondônia, em um Hotel Fazenda localizado no município de Presidente Médici. A capacitação acontece no modo oficina prática, abordando os campos da alfabetização e letramento e planejamento pedagógico, em diversas áreas do conhecimento.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) atende cerca de 4.500 estudantes indígenas regularmente matriculados em escolas localizadas nas aldeias em todo o estado. São aproximadamente 420 professores indígenas e não indígenas, lotados nas 104 escolas específicas, sob a circunscrição das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

De acordo com a Seduc, a formação desenvolve a interdisciplinaridade nas respectivas áreas. “É uma forma de fortalecer a educação indígena, prática pedagógica e valorização das diferentes identidades dos povos tradicionais, garantindo o que é proposto nos marcos legais implementados, tornando assim o ambiente escolar um espaço de construção e transformação. Nesse sentido, o governo oportuniza uma ação docente efetiva que promova de fato aprendizagens significativas aos estudantes conforme a etnia”, informou em nota a Seduc.

De acordo com a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ofertar formação continuada aos professores não garante a ressignificação das práticas metodológicas diferenciadas em sala de aula, mas também facilita a compreensão de vários conceitos, procedimentos, fortalece a cultura e a identidade, mediante a realidade de cada cultura e etnia indígena.

“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional deixa claro que a educação escolar indígena deve ter um tratamento diferenciado das demais escolas dos sistemas de ensino, e precisa ser enfatizado pela prática do bilinguismo e interculturalidade dos povos indígenas com línguas diferenciadas e cultura diversificada”, destacou a secretária.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.