Jornal Correio Popular Notícia

PATRIOTISMO
Projeto de Affonso Cândido estabelece movimento cívico nas escolas rondonienses

Data da notícia: 2024-03-22 17:35:06
Foto: Assessoria/Divulgação
A proposta foi aprovada pela CCJR e será votada em plenário nas próximas semanas

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), na terça-feira (19), deu parecer favorável ao projeto de lei de autoria do deputado estadual, Affonso Cândido (PL), que torna obrigatória a definição de horário (ou momento) cívico nas escolas públicas e privadas de Rondônia por, no mínimo, uma vez por semana.

De acordo com Affonso Cândido, trata-se de uma iniciativa que almeja que os estudantes rondonienses aprendam o significado do civismo nas escolas com as execuções dos hinos brasileiro e de Rondônia e referências às bandeiras, para resgatar o patriotismo entre os alunos.

“No momento cívico, os estudantes serão orientados e incentivados a conhecerem e cantarem corretamente os hinos, compreendendo que estão recitando e internalizando o significado da letra que, não deixa de ser, também um momento de reflexão”, justificou o parlamentar.

Segundo o texto, cada escola deverá estabelecer os dias e horários para cumprimento da lei, realizando o momento cívico em todos os turnos de aulas (matutino, vespertino ou noturno), caso haja aulas em todos os horários. “É preciso incentivar o patriotismo na infância e juventude rondonienses”, avaliou.

“Antes, as escolas realizavam diariamente o momento cívico. Era uma oportunidade de reafirmar valores como a ética, o respeito e a cidadania. O amor à pátria deve ser revelado sempre. A escola tem um papel fundamental nesse processo de educação e conscientização cívica”, admitiu.

Fonte: Jairo Ardull




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.