Jornal Correio Popular Notícia

PALÍGONOS
Polícia Federal deflagra operação para combater a extração ilegal de minério

Data da notícia: 2024-03-05 10:10:07
Foto: Assessoria/Divulgação
Foram inutilizados maquinários e duas embarcações no Parque Nacional Mapinguari e região

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama e a Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) deflagrou, na sexta-feira (1/3), a Operação Polígonos, a fim de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério no Parque Nacional Mapinguari e região.

Foram inutilizadas duas escavadeiras hidráulicas, conhecidas como PC, e cinco motores-bomba empregados na extração ilegal de cassiterita dentro do parque e adjacências.

Mais de 20 profissionais participaram da ação, entre policiais federais treinados para atuar em ambiente de selva, servidores do Ibama e Sesdec. A equipe utilizou uma aeronave tática e duas embarcações para os trabalhos.

Durante as investigações, constatou-se que garimpeiros agiam ilegalmente sem qualquer permissão dentro do parque, enquanto outros, com estrutura mais robusta e emprego de máquinas pesadas, avaliadas em mais de R$ 1 milhão, extraíam minério ainda na fase de requerimento na Agência Nacional de Mineração, o que é proibido. Imagens de satélite comprovaram que havia modificação nociva ao meio ambiente, decorrente da ação predatória no local.

A Polícia Federal e os demais órgãos continuam presentes na região para manter a integridade do meio ambiente, preservar a fauna e a flora, de modo que ações que atentem contra esses bens serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.

O nome da Operação “Polígonos” faz referência aos processos existentes na Agência Nacional de Mineração, que permitem que empresas atuem dentro de certo perímetro. Entretanto, fora desses polígonos, a extração de minério é ilegal e será combatida com todos os meios disponíveis aos órgãos que têm atribuição para atuar na seara ambiental.

Fonte: PF/Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.