Jornal Correio Popular Notícia


Falatórios

Data da notícia: 2024-02-29 17:36:43
Foto: Assessoria/Divulgação

A atividade cotidiana passa pela comunicação interpessoal para que as trocas e adaptações se realizem. Dependendo da habilidade dos comunicantes e da complexidade da mensagem e contexto, pode haver variação na qualidade da comunicação.

Todavia, por mais simples que pareça ser a atividade, sempre é preciso estar atento para que os ruídos e as distorções não aconteçam.

A caridade na fala e na escuta auxilia na construção de um ambiente salutar de trabalho e de cooperação. Falar sem a intenção de agredir e ouvir sem a intenção de retrucar são atividades essenciais para que surja a parceria. Por sua vez, os falatórios desvairados e sem piedade tornam-se como ferrugens que minam as bases da amizade e de um clima justo ao trabalho sincero.

Falar demais e escutar de menos são maneiras de ruir a boa vontade no caminho de Jesus.

Para os missionários da luz, é vital que a caridade venha também dos pensamentos para a boca e ouvidos. A caridade de semear o verbo edificante e de ouvir com o coração são parte da trilha da perfeição. Agir de modo inescrupuloso apenas semeia furações.

Com a calma, o bom senso e a responsabilidade, as palavras podem construir a esperança e a ajuda mútua. Quem ilumina e enobrece a comunicação consegue ser um instrumento que edifica a paz e o amor. Os falatórios nada agregam. Por outro lado, a palavra amiga e cristã, o ouvido atento, a atitude de estar presente por completo, favorece o acolhimento do outro na compreensão para o progresso do ser. Não apenas o verbo está na construção do mundo, mas em seu embelezamento e vida.

Fonte: Paulo Hayashi Jr




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.