Jornal Correio Popular Notícia

AGRONEGÓCIO
RO é autorizada a exportar carne bovina para o Canadá

Data da notícia: 2024-02-08 17:35:39
Foto: Frank Néry/Secom
As exportações da carne processada renderam ao estado mais de US 917 milhões

Rondônia tornou-se referência na indústria de carne bovina, com a recente autorização para exportar seus produtos para o Canadá. Esta conquista, resultado das ações do governo de Rondônia, garante a expansão dos mercados internacionais para os produtos do agronegócio, reconhecimento da qualidade e segurança dos alimentos produzidos na região.

Desde 2021, o estado tem se destacado como uma área livre da febre aftosa, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, fator essencial para a venda em países como o Canadá. Essa condição sanitária tem sido fundamental para a abertura de novos mercados e a consolidação da indústria de carne bovina.

“Esta conquista é resultado do trabalho de todos os envolvidos na cadeia produtiva da carne bovina rondoniense. A abertura desse novo mercado fortalece a economia e traz benefícios para os produtores e empresários”, afirmou o governador Marcos Rocha (União Brasil).

De acordo com dados do portal de estatística do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a carne processada (congelada, fresca ou refrigerada) produzida em Rondônia, é comercializada em 53 países, com destaque para a China (434 milhões de dólares), Emirados Árabes (90 milhões de dólares), Chile (88 milhões de dólares), Egito (43 milhões de dólares) e Estados Unidos (41 milhões de dólares).

“É um passo importante para consolidar Rondônia como um dos principais exportadores no mercado de carne bovina. A expectativa é de que o aumento das exportações fomente o desenvolvimento econômico e social do estado”, avaliou o vice-governador e titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves.

Segundo dados do portal de estatística do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), somente em 2023, as exportações de carne processada de Rondônia atingiram mais de 917 milhões de dólares. O estado é o 4º maior exportador de carne processada do Brasil (em volume), com 200,3 mil toneladas.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.