Jornal Correio Popular Notícia

REGIÃO NORTE
RO está em 1º no ranking da exportação de carne bovina

Data da notícia: 2024-01-22 17:02:41
Foto: Assessoria/Divulgação
A carne rondoniense é enviada para mercado na China, Emirados Árabes, Chile, Egito e Estados Unidos

Rondônia se consolida como um dos principais estados brasileiros na exportação de carne bovina. O rebanho bovino estadual conta com aproximadamente 15 milhões de cabeças de gado de corte, segundo dados do Idaron de 2023.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Rondônia ocupa a 4ª posição no ranking nacional e está em 1º lugar da região Norte, reflexo dos esforços do governo estadual para atrair investimentos ao setor.

A qualidade e eficiência da produção pecuária rondoniense têm chamado a atenção de mercados internacionais, impulsionando o crescimento das exportações de carne bovina. O estado foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal, em 2021, como área livre de febre aftosa sem vacinação, e já era reconhecido como área livre da aftosa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), desde abril de 2020.

O governo de Rondônia tem mantido o compromisso de fortalecer o setor agropecuário. Isso é resultado de um trabalho que envolve produtores, empresários e a gestão, que, em conjunto, buscam o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

A manutenção da condição sanitária promove a abertura de mercados mais exigentes e amplia cadeia, atestando a qualidade dos processos produtivos a partir do setor pecuário.

A exportação da carne rondoniense, de acordo com a plataforma Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do governo federal, já alcança 53 mercados internacionais, como China, Emirados Árabes Unidos, Chile, Egito e Estados Unidos.

A exportação de carne desossada e congelada registrou valores de 794 milhões de dólares em 2023, um aumento de 9,2% em comparação a 2022.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec) tem desempenhado um papel fundamental na formulação de políticas para impulsionar o setor agropecuário. Ela tem concentrado esforços para incentivar investimentos na produção de carne bovina, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.