Jornal Correio Popular Notícia



PECUÁRIA
Região de Jaru tem mais de 2 milhões de cabeças de gado

Data da notícia: 2023-12-19 17:22:42
Foto: Assessoria/Divulgação
Técnicos da Idaron afirmaram que Jaru possui o maior rebanho de sua história, com 606 mil cabeças

Durante entrevista no programa “A Hora do Agro” de sexta-feira (15), os servidores da Agencia de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em Jaru, o médico veterinário e fiscal sanitário, Juliano Silva dos Santos, e o servidor Everson Bordon, explanaram sobre diversos assuntos que envolvem o rebanho bovino da região, bem como temas que remetem à atuação do órgão.

Juliano dos Santos afirmou que o município de Jaru, atualmente, possui o maior rebanho de sua história, com 606 mil cabeças, sendo 446 mil de gado que correspondem a 73% do total e 159 mil cabeças de gado leiteiro que correspondem a 26%.


Contexto Regional

Já no contexto regional de competência do órgão, sendo: Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari e Machadinho do Oeste, são mais de dois milhões de cabeças.

Um número bem superior aos 122 mil habitantes que residem nestes municípios.


Aumento

De acordo com o médico veterinário, nos últimos três a quatro anos, o rebanho desses municípios, aumentou consideravelmente em 20%, o que ele acredita ser resultado da retenção de animais em meio ao um ciclo, e a lei do mercado regulado pelos preços.

Ambos convergiram sobre a melhoria nas técnicas de produção frente à possível diminuição nas áreas de pastagens com a migração para a soja.

Questionados, os técnicos também relataram os procedimentos adotados quando há suspeitas de febre aftosa, bem como ocorre sua transmissão. A entrevista conduzida pelo apresentador José Augusto, ainda tratou de outros assuntos de competência do órgão.


Fonte: Assessoria de Imprensa




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.