Jornal Correio Popular Notícia

HIV/AIDS
Dezembro Vermelho tem foco na prevenção com medicamentos

Data da notícia: 2023-12-04 17:23:40
Foto: Pedro Adilon/Secom
Neste ano, a campanha está voltada para os medicamentos antirretrovirais para evitar uma infecção pelo HIV

O governo de Rondônia lançou a campanha Dezembro Vermelho, com o intuito de promover uma mobilização estadual na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A campanha chama a atenção da população para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O evento aconteceu em Porto Velho, na sexta-feira (1º), e reuniu profissionais de saúde e também representantes de organizações não governamentais (ONGs) que atuam no combate, prevenção e tratamento de pacientes.

De acordo com a coordenadora do Programa de Vigilância e Controle do HIV/AIDS, Denise dos Santos, neste ano, o foco da campanha estará nos medicamentos antirretrovirais, usados de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV, caso ocorra uma exposição, e o autoteste.

“Naturalmente que, as formas tradicionais de prevenção por meio do uso de preservativos continuam sendo importantes, mas é igualmente relevante que se tenha conhecimento sobre essa nova medicação, resultante de estudos e pesquisas com o uso de novas tecnologias”, alertou.

“Hoje, o diagnóstico de HIV não é mais uma sentença de morte como foi mostrado no início da doença. O uso deste medicamento mantém a carga viral indetectável, isto é, não transmite o vírus”, acrescentou a coordenadora.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, orientou as pessoas que se expuseram a risco que, “façam o teste rápido e, em caso positivo, busquem tratamentos que são oferecidos, gratuitamente, em todas as unidades de saúde. Dessa forma, é possível ter uma vida saudável, mesmo com o diagnóstico positivo”, frisou.

Segundo ele, a parceria do governo com as prefeituras, para eliminar a transmissão vertical do HIV e da sífilis (forma de contaminação da mãe para o filho), rendeu ao estado de Rondônia a primeira certificação pelo Ministério da Saúde na região Norte. “Dois municípios já foram certificados (Vilhena e Ji-Paraná) e outros dois estão em fase de certificação”, destacou.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.