] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 28/07/2021 - 20:12
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


AGRONEGÓCIO
Pequenos produtores são recebidos na Alero

Data da notícia: 2021-06-10 18:50:07
Foto: Assessoria/Divulgação
O presidente Alex Redano e o deputado Alan Queiroz ouviram queixas e reivindicações de produtores do Vale do Paraíso

Produtores rurais relataram ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Alex Redano (Republicanos) e ao deputado estadual Alan Queiroz (PSDB) dificuldades em questões que envolvem limites de terra e a ampliação do programa de regularização fundiária para pacificar as tensões no campo. A reunião ocorreu, na quarta-feira (9), na Alero.

Segundo eles, cerca de 300 famílias, há mais de 15 anos, adquiriram de forma parcelada lotes de 21 alqueires cada, em uma fazenda localizada no município de Vale do Paraíso, na região central do estado. Após um período em que se estabeleceram no local, em 2009, foram surpreendidos com a ordem judicial de expropriação.

A alegação dos produtores é que, mesmo adquirindo os lotes do proprietário legal da área, com título definitivo emitido pelo Incra, a mesma área, já devidamente ocupada e antropizada, foi incorporada à Reserva Biológica do Jaru (Rebio Jaru), sob o domínio da União, numa ação do Ministério do Meio Ambiente.

Os produtores contestam na justiça e buscam a validação dos contratos de compra e venda e o retorno para as terras, sem sucesso até agora. Eles ainda denunciam que sofrem perseguições, com muitos deles sendo presos e respondendo a processos. “É uma luta injusta e desigual, dos pequenos contra os gigantes e não somos ouvidos, infelizmente”, afirmou um dos produtores que preferiu não ser identificado.

Alex Redano e Alan Queiroz ponderaram que, do ponto de vista político, a questão deve ser encarada por membros da bancada federal, já que envolve o Ministério do Meio Ambiente e se comprometeram a mobilizar a bancada federal para buscar uma agenda no ministério, a fim de que os produtores levem suas reivindicações.


Fonte: Alero


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.