] Jornal Correio Popular


Ji-Paraná(RO), 07/03/2021 - 08:22
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


ALERTA
Números de pessoas contaminadas continuam crescendo

Data da notícia: 2021-01-15 18:36:04
Foto: Assessoria/Divulgação
Autoridades em saúde admitem que houve “relaxamento” com as medidas de prevenção para evitar ou diminuir a contaminação

Segundo o Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na primeira quinzena de janeiro de 2021, foram registrados 447 casos da doença, com média diária de 37,2 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, mesmo com todos os alertas das autoridades em saúde.

Neste período, foram contabilizadas 12 mortes de ji-paranaenses por complicações da doença em unidades médicas de tratamento em Ji-Paraná e nas cidades de Cacoal e Porto, para onde os pacientes, em estado grave, são encaminhados por falta de leitos de UTI.

Com a desativação dos cinco leitos de UTIs do Hospital Municipal Claudionor Roriz, em 30 de dezembro do ano passado, o município conta apenas com seis unidades do Hospital Cândido Rondon (HCR), para tratamento da Covid, que possui convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Elas atendem a todos os municípios da região central do estado.

Na semana passada, a Prefeitura de Ji-Paraná anunciou a descentralização do combate à Covid-19 no HM. Foram instaladas unidades de atendimento no 1º e 2º distrito para consultas, exames e encaminhamento. Na quinta-feira (14), 153 novos casos da doença foram registrados.

De acordo com a Semusa, a descentralização favoreceu o acesso das pessoas ao atendimento, mas ela só não justifica a grande proliferação do vírus entre a população.

De acordo com o mesmo boletim, a média diária de ocupação dos leitos clínicos no HM varia entre 60 a 80%. Pacientes com sintomas leves da doença recebem a medicação e recebem a orientação (ao que parece está sendo desrespeitada) para permanecer em casa e realizar o tratamento.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.