FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Segunda-feira, 22 / 07 / 2019
SAÚDE
CEPT Adolfo Rohl oferece tratamento e medicamento gratuitos contra hanseníase

Data da notícia: 2019-07-10 18:42:01
Foto: Assessoria/Divulgação
Pacientes devem procurar atendimento em uma UBS em caso de surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele

O Centro Especializado em Patologias Tropicais (CEPT) Padre Adolfo Rohl, em Ji-Paraná, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oferece diagnóstico, tratamento e medicamentos gratuitos para as pessoas com hanseníase.
“Além do acompanhamento com profissionais especializados e medicamentos, fazemos orientações e trabalhos de prevenção contra a doença. Oferecemos palestras em escolas e unidades de saúde. A prevenção é a palavra chave para evitar complicações da doença”, afirmou a diretora o CEPT, Mayrolis Santos Rosabal.

Sintomas
As pessoas devem observar diariamente o corpo e perceber se não há nenhuma mancha esbranquiçada ou avermelhada na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade. A pessoa pode ter dificuldades para segurar objetos, com a diminuição da força muscular. Existem casos de dores nos nervos dos braços e pernas e cãibras.
“Se notar qualquer sintoma, procure a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa. Caso tenha a suspeita de hanseníase, o médico irá encaminhar para o Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl. Aqui faremos o diagnóstico e o paciente já toma a primeira dose do medicamento e orientações”, alertou a enfermeira Luilda Norberto.
Tratamento

O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos que destroem os bacilos. Quanto mais demorar em procurar tratamento, mais risco de ter complicações, como deformidades e alterações nos nervos dos pés e mãos. O tratamento leva de seis a 12 meses, dependendo de cada caso.Se qualquer pessoa tiver suspeita da doença, deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS), entre 7h30 e 13h30, de segunda a sexta-feira. Se diagnosticada a doença, o paciente é encaminhado para fazer tratamento, oferecido nas UBSs e no CEPT Padre Adolfo Rohl.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.