FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Quinta-feira, 18 / 07 / 2019
PASSEIO HISTÓRICO
Litorina volta a andar nos trilhos de estrada de ferro

Data da notícia: 2019-06-11 10:08:28
Foto: Divulgação
Mais de duas mil pessoas participaram da inauguração da litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A litorina, pequeno vagão ferroviário que transportava na época o salário dos funcionários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), e também engenheiros, médicos, entre outros profissionais, voltou aos trilhos da lendária ferrovia no domingo (9) e contou com a participação de mais de duas mil pessoas que esperavam ansiosas para a inauguração.
O passeio, de apenas 15 minutos, foi o suficiente para que a família voltasse no tempo. A mãe Lilian Socorro Nunes, quando pequena, viu o funcionamento de outras máquinas ferroviárias e não esperava ver o retorno da litorina. Já a filha, adolescente, pôde reviver ao lado da mãe toda a história percorrida por aqueles trilhos.
O veículo faz um percurso de mais de dois quilômetros, saindo da igreja de Santo Antônio até o Casarão dos Ingleses, construído no século XIX. Um passeio com duração, em média de 15 a 20 minutos, em que cerca de 15 passageiros podem contemplar a história. A viagem conta ainda com um guia turístico que explica o que representa cada local por onde passa o pequeno vagão.
O retorno da litorina era esperado por muitos. Alguns desacreditavam dessa possibilidade, como explica o superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan José Pereira júnior.
“O governo de Rondônia, por meio do governador Marcos Rocha, está colocando em prática essa vontade de resgatar o turismo no estado. A inauguração da litorina potencializa e incentiva o turismo na região. Ela, agora, é mais um cartão-postal da cidade e, em breve, Rondônia vai ser palco do turismo nacional e internacional” destacou o superintendente.
O passeio é aberto ao público. A litorina se encontra no Memorial Rondon, localizado na Estrada do Santo Antônio. O participante paga apenas uma taxa simbólica em torno de R$ 5 para manutenção da litorina . O Memorial funciona de terça a domingo, mas os passeios na litorina acontecem somente aos sábados, domingos e feriados.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.