FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Assine a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa tarde! Terça-feira, 22 / 05 / 2018
HEMOFÍLICOS
Fhemeron capacita profissionais da saúde

Data da notícia: 2018-05-15 19:12:45
Foto: Assessoria/Divulgação
Profissionais de vários municípios participaram do treinamento para melhorar o atendimento aos pacientes hemofílicos
Com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao paciente com hemofilia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) realizou ontem, terça-feira (15) atividades de capacitação para médicos, enfermeiros e bioquímicos que lidam com portadores de doença que envolvem o sangue. O evento foi aberto pelo presidente da Fhemeron, João Ricardo, destacando mais um passo para avançar no atendimento específico aos pacientes hemofílicos.
A capacitação atende aos profissionais que atuam em toda a hemorrede para garantir aos pacientes uma prestação de serviço com mais segurança. Tratamento, medicação, cuidados da enfermagem e outros temas mereceram destaques nas discussões.
Segundo a médica hematologista, Daniele Campos, dados da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) apontam que atualmente o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de hemofílicos. Um em cada 5 mil nascidos vivos do sexo masculino possui essa doença congênita, provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII ou IX da coagulação. A médica ressalta, ainda, que cerca de 110 pacientes com hemofilia são atendidos pela hemorrede estadual.
A enfermeira da Fhemeron, Franciele Lopes Santana, enfatiza a importância do encontro com os profissionais que atuam diretamente com pacientes hemofílicos e, a partir da capacitação, poderão atuar como multiplicadores do conhecimento aos demais profissionais de suas localidades de origem.
A Fhemeron tem acompanhado o desenvolvimento da política de atenção aos pacientes com coagulopatias hereditárias, trabalhando diretamente na assistência aos pacientes, bem como no fomento ao melhor entendimento quanto aos cuidados necessários. A hemofilia é uma doença genético-hereditária que causa deficiência quantitativa e qualitativa nos fatores de coagulação do sangue e se manifesta quase que exclusivamente em homens.
A Fhemeron atende aos pacientes portadores de hemofilias com acompanhamento médico, realização de exames laboratoriais e liberação de fatores de coagulação. Por esse motivo, resumiu o presidente do órgão, é de grande importância a participação dos profissionais das áreas afins dos municípios do interior do estado em mais uma atividade desenvolvida para melhor atender os pacientes.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.